sábado, 28 de abril de 2012

Explicando para o filho sobre o imposto de renda

Ilustração de Tiago Silva, para o Jornal Correio do Cidadão


Meu filho, curioso, se aproxima da tela do computador:
__ Mãe, o que você está fazendo?
__ Declaração de imposto de renda.
__ E por que você tem que fazer isso?
Conhecendo bem a figurinha, já devia esperar por essa pergunta. Mas estava tão preocupada em baixar o bendito do programinha e fazer logo a tal da declaração (como sempre,tudo na última hora) que nem dei atenção. Continuei com olhos fixos no computador.
__ Mãe... mãe? O que é imposto de renda? E por que você tem que fazer essa declaração?
Não teve jeito. Melhor parar e tentar explicar.
__ As pessoas que recebem acima de um determinado valor por ano precisam fazer declaração de imposto de renda.
Disse isso com certo orgulho de mim mesma. Como se eu fosse parte de uma elite sortuda. Que maravilha! Fazer declaração de imposto de renda. Isso quer dizer que temos um salário. E que não é o salário mínimo! Não é todo mundo que tem esse privilégio! De repente aquele formulário chato nem pareceu mais tão chato.  Mas meu filho parecia querer mais explicações.
__Funciona assim: o governo desconta do meu salário, todo mês, um valor. E uma vez por ano eu tenho que preencher um formuláriozinho para provar a eles quanto eu recebi por ano e quanto eu paguei de imposto de renda. É mais ou menos isso.
__ Mas se eles já descontam do seu salário, por que você tem que provar quanto pagou? E você me disse que é funcionária do governo, então eles não deveriam saber quanto você recebe por ano?
__É...mas também tenho que declarar meus bens e meus dependentes (mais dependentes do que bens) e quanto eu gasto... Para o governo ver quanto sobra.
__ Mas não sobra nada. Você sempre gasta tudo né, mãe!
__ Não sobra mesmo. E boa parte do que eu ganho ainda fica para o Leão.
__ O quê?
__ Nada não.
__ Então as pessoas bem ricas pagam muito imposto de renda?
__ Teoricamente sim. Mas, os mais ricos dão um jeitinho de pagar menos.
__ Como assim?
__ Ah, deixa pra lá. É meio complicado para você entender.
Lógico que não disse pra ele que eu também não entendo.
 __ E o que o governo faz com o dinheiro do imposto de renda?
Que vontade de dizer  “para de fazer pergunta difícil, moleque!”.
__ Eles têm que investir em coisas para as pessoas, por exemplo, construir escolas, pagar os professores...
__ Quando comprei uma batata frita e você falou que era muito caro por causa do imposto, você disse que o dinheiro do imposto da batata era para essas coisas.
__ Sim. Mas eles também investem em saúde. Tipo, pagam médicos e enfermeiros, reformam hospitais...
__ Hum... Então por que você paga plano de saúde?
Tentei encurtar a conversa. Disse que era uma longa história e que outra hora eu contava, pois agora precisava terminar a declaração porque se passasse do prazo eu teria de pagar multa, meu CPF poderia ser bloqueado e eu até poderia ficar sem receber meu salário.
__ Que negócio esquisito!
Pensativo, foi saindo de perto sem perguntar mais nada. Melhor não correr o risco de fazer a mãe ficar sem salário.
Imagem encontrada por acaso nas redes sociais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog