quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasileiros vão ter que aprender a usar redes sociais ou terão suas contas excluídas, diz dono do Facebook



Depois de ver os absurdos que os brasileiros andam publicando nas redes sociais, o dono do Facebook , Mark Gutenberg, decidiu aplicar uma espécie de avaliação aos usuários dessa rede. Assim que se acalmarem os protestos no Brasil, segundo ele, os usuários serão observados durante um mês para constatação se estão ou não aptos a usar o Facebook. Ele disse que agora, no calor dos ânimos, seria injustiça fazer isso, pois muita gente seria reprovada e ele não quer perder tantos usuários.
Os avaliadores verificarão se durante esse período o usuário cometeu alguma das seguintes gafes:
- Postar notícias fake de sites humorísticos e comentar como se fosse verdade;
- Postar notícias ou fotos de mais de dois anos como se fosse recente e distorcer os fatos;
- Compartilhar frases idiotas assinadas por Fernando Pessoa, Clarice Lispector, entre outros escritores falecidos, ou ainda vivos, mas que não fazem a menor ideia de quem escreveu aquilo;
- Compartilhar posts assinadas por apresentadores de TV, colunistas de jornalecos conservadores, políticos famosos... que “qualquer um percebe” que eles jamais teriam dito aquilo;
- Compartilhar e defender a opinião de grupos preconceituosos e reacionários sem se dar conta da manipulação.
A lista contempla outros itens que Mark não quis divulgar. Ele disse que a equipe ainda está formulando a avaliação e que novos itens podem ser acrescentados. Mark afirmou que por enquanto não vai avaliar os grotescos erros de português porque isso não é o pior dos males. Ele citou a frase do poeta nordestino conhecido por Patativa do Assaré “ é melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada” (fez questão de frisar que pesquisou em sites confiáveis pra se certificar de que a frase é desse autor mesmo).
A adolescente de 17 anos, Inocência Winchester da Silva, que costuma compartilhar tudo o que vê e só lê o título das notícias, não concorda com a medida. “Esse cara é um babaca. Se ele excluir minha conta eu volto pro Orkut e ele vai ficar pobre”, ameaça a garota.
Já o pesquisador da área de Engenharia Civil do Instituto Brasileiro de Pesquisa Superior Aplicada, Professor Doutor Armando Pontes,  concorda com Mark mas disse que está com medo de ter sua conta excluída, pois ele também compartilha coisas sem ter certeza se é verdade. “Sabe como é né, nessa correria que a gente vive, pressionados pelo CNPq, muitas vezes não dá tempo de verificar a fonte da notícia (já basta ter que ficar correndo atrás das fontes das pesquisas) e quando eu concordo com o título, acabo compartilhando”, argumenta.
A estudante de Paisagismo, Margarida Aquino Jardim, também concorda com a medida, embora ela admita que tenha de mudar seu comportamento nas redes sociais. “Eu não costumo compartilhar nada que eu não saiba se realmente é verdade, mas costumo desabafar e, muitas vezes, criticar as pessoas que fazem isso, o que também não é um comportamento adequado”.

Obs. Só para esclarecer, caso alguém não tenha percebido, essa é uma notícia fake

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog