domingo, 12 de fevereiro de 2012

Alquimista

Não se pode negar que os videogames ensinam muito. Coisas boas e coisas ruins, obviamente. Uma das coisas boas que meus filhos estão aprendendo com o videogame é o Inglês. Que escola de idiomas que nada! Aqui em casa, o professor de Inglês se chama Play Station 2. Apesar de o meu filho sair por aí contando pra todo mundo que a mãe dele sabe Inglês, quem realmente faz com que ele aprenda alguma coisa é o videogame. Já tentei ensinar, mas não dá para competir com os jogos.
Mas eu ajudo. De vez em quando a musiquinha do jogo para e ouço um grito: “mãe, corre aqui”. Pode ter certeza que é para traduzir alguma palavra ou frase que eles não sabem.
Esses dias, o Vitor me chamou e me perguntou o que era Alchemist. Eu respondi de maneira direta: alquimista. O videogame continuou pausado.
__ E o que é Alquimista? Continuou ele.
__ Nossa, é meio complicado o significado dessa palavra! Tem certeza que quer saber?
__ Claro.
Comecei a explicar meio como o wikipedia. Contei que alquimistas eram chamadas as pessoas que estudavam Alquimia, uma ciência antiga que misturava elementos da Química com astrologia, filosofia, magia, etc...que os alquimistas tentaram transformar metal em ouro e criar o Elixir da Vida Longa. Mas não conseguiram.
__ Ainda bem né, mãe.
__ Por que?
__ Já pensou se as pessoas fossem jovens para sempre?! Ninguém ia morrer e iam nascendo mais pessoas e mais pessoas, e a Terra ia ficar tão cheia que não ia ter comida para todo mundo.
Ainda bem digo eu. Que bom que ele entendeu logo o ciclo da vida. Parece tão simples isso: umas pessoas precisam ir para dar lugar às outras. Espero me lembrar disso quando perder alguém que amo. Que bom também que não paramos na simples tradução da palavra Alchemist. Orgulho da mamãe!

Um comentário:

Pesquisar neste blog