sexta-feira, 22 de julho de 2011

Indecisa? Não, só não tenho certeza.

Estava em um churrasco com amigos do trabalho e, como quase sempre, vi-me subitamente sentada conversando com o chefe. O assunto? Trabalho. Nossa conversa se estendeu por um bom tempo (até o final da festa).  Voltei para casa pensando nas cobranças sobre decisões que teria que tomar.
No caminho, uma pessoa (ela própria é parte das minhas indecisões) falando agora sobre um outro assunto, repete a frase que vinha martelando minha cabeça havia horas: “Você precisa decidir!” Claro. Simples assim. Foi o que respondi.
Outro dia lendo o blog de uma amiga, fiquei aliviada por não ser a única pessoa no mundo com esse “probleminha”. E como as mulheres são indecisas! Os homens, se são, pelo menos disfarçam bem. Ou tentam disfarçar. De vez em quando até nos criticam dizendo que somos complicadas porque não sabemos o que queremos. Será?
Penso que existem dois tipos de pessoas indecisas: aquelas que são excessivamente prudentes, que avaliam demais as possíveis conseqüências da sua decisão e aquelas que demoram a fazer uma escolha por que não querem perder algo (talvez esses dois tipos possam conviver em uma mesma pessoa em momentos diferentes).   
Quando estava no colegial, um amigo que até hoje admiro muito ressaltou essa característica em mim. Tínhamos um afair que ninguém entendia. Uma hora estávamos juntos e no momento seguinte já não estávamos mais e, de repente, estávamos juntos de novo. Lembro dele me acusando com ditados populares “você não sabe se casa ou compra uma bicicleta”. Decidi fazer as duas coisas: casei (não com ele) e comprei a bicicleta. Anos mais tarde me separei e a bicicleta enferrujou porque não usava. Mas isso não vem ao caso.
Ouvi várias vezes que mulheres que já passaram dos 30 são mais decididas. Não tinha a intenção de revelar minha idade, mas, sinto decepcioná-los, não vejo essa premissa como verdadeira.
Quem já não foi acusado mudar de opinião? Eu prefiro me defender dizendo que é consequência da minha evolução e aprendizado contínuos. O mestre Raul concorda comigo (ou eu concordo com ele?) “Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Tem um poema de Cecília Meireles que adoro. Aí vai um trechino para os indecisos:

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.

2 comentários:

  1. Olá Elenice!
    Muito bom ter vc em meu blog, agradeço pelo comentário.
    E estava aqui refletindo sua colocação Indecisa? rsrsrsr Essa é mesmo um incognita em nossa existência, penso que o grande barato da vida é isso, a oportunidade de fazer escolhas, de decidir e depois... Fazer outras... pensar que talvez as passadas não foram tão boas assim, mas se permitir viver ...Pois como diz a canção:"Que não tempo que volte..." Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Imagine eu que, além de mulher, sou libriana, o signo da dúvida! Não que eu acredite nessas coisas, mas concordo que o signo influencia na personalidade. Eu vivo constantemente em dúvida, mas já não sofro com isso! Acho que aprendi a aceitar a perda da escolha! Mas sou feliz, porque até o momento, tenho acertado!
    Se você observar a frase que fiz e coloquei no topo do meu blog, é quase como me sinto!: "Sou a minha própria gravidade... Das minhas flutuações, Sou escolha e dúvida, Sou rocha e lágrima, Ódio e amor".
    beijos

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog