domingo, 10 de abril de 2011

Direção

Ou desabafos de uma mulher "moderna"

O papo com o filho estava muito agradável. Um dos poucos momentos durante a semana que temos para conversar, o que me faz sentir muita culpa, mas tudo bem. Falávamos sobre a escola, sobre os jogos novos, sobre skate, novamente sobre escola: “mãe eu não quero ir à aula de ônibus, a gritaria dos alunos me dá dor de cabeça”.
Como sou uma mãe/mulher democrática pedi a ele que sugerisse o que eu deveria fazer então. “É simples! Compra um carro e leva a gente.” Tinha de ser tão democrática! Aquilo foi como uma chapuletada na minha cara. Comprar um carro e levar os meus dois filhos para a escola, eu mesma. Essa seria a coisa mais certa a se fazer, claro. Mas porque eu ainda não fiz isso?
A compra do carro é o de menos. Como polemizou recentemente o ex-apresentador da RBS, hoje em dia qualquer pobretão tem um carro. O maior problema, pelo menos para mim, é outro: dirigir. Meus filhos não imaginam a frustração que é para uma mulher do século XXI não ter carteira de habilitação. A frase  “não consegui” é como dar uma paulada no próprio crânio. É como ser favorito numa final de campeonato, mas por pressão da torcida, perder de goleada. Os irmãos dizendo que é tão fácil e eu me sentindo uma estúpida. “Você sempre consegue tudo o que quer, como não conseguiu tirar carteira, uma coisa que qualquer ignorante consegue?”
Dizem que o bom mesmo é aprender a dirigir assim que chegar aos 18. Ou até antes (para os que não têm medo da lei). Depois que você tem um pouco mais de juízo e, principalmente, depois que os filhos são como uma extensão da sua própria vida, pegar um carro e sair por aí é impossível sem antes imaginar uma arma na mão que pode ser disparada, involuntariamente, a qualquer momento. Isso deve ser reflexo da internalização da sabedoria popular: você já tirou porte de arma?; mulher no volante, perigo constante e tantas outras que a suposta supremacia masculina inventa para nos tornar estranhamente medrosas.
Os conselhos: não se preocupe, minha vizinha reprovou sete vezes e conseguiu, você também consegue. Fico tão aliviada em ouvir isso! Detalhe: desisti antes de fazer o teste. Nunca fui reprovada em nada!
De uma mulher que já passou dos 30, ter ser próprio carro e, lógico, saber dirigi-lo, é o mínimo que se espera. Dirigir tudo na sua vida, menos uma máquina insolente é o fim!

2 comentários:

  1. Comassim? Mas voce sempre consegue tudo o que quer e não consegue tirar carteira, eu não te entendo -.-'
    (to fazendo meu trabalho como irmã)
    HSUAHSUAHSUA
    Boa sorte ae quando for tentar outra tirar outra vez.
    E daí pede pro meu queridissimo sobrinho, que eu não sei exatamente qual é, para comprar um carro foda!

    ResponderExcluir
  2. Ola Elenice, tudo bem?
    obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentario deixado tb.
    Realmente dirigir é uma coisa chatinha no Brasil...falta muito respeito ao transito e ao proximo.
    Mas nao podemos deixar que isso nos paralize..tente e vença querida..seus filhos agradecerao :)
    beijinhos
    So

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog