sábado, 12 de fevereiro de 2011

Parênteses


Adoro parênteses.  Descobri isso hoje quando estava enviando um email e percebi que meu texto estava cheio deles. Não que não tenha visto isso antes, mas é que o texto de hoje me chamou a atenção porque em cada parágrafo tinha uma expressão entre parênteses (quase sempre no final).
Até fiquei preocupada. Tentei cortar alguns. Lembrei de um cara metido a membro da Academia Mourãoense de Letras (não que isso signifique muita coisa, mas o cara se acha a própria reencarnação do Machado de Assis) que dizia que o uso de parênteses empobrece o texto. Li meu texto várias vezes e não consegui descartar os parênteses. Não achei que meu texto estivesse pobre. Vi até certa riqueza nele. Parecia visualmente mais alegre. Cheio de smiles (no final do parágrafo os parênteses parecem uma caretinha... deformada, mas feliz).
Poderia substituir os parênteses por conectivos, usar paráfrases, orações subordinadas sindéticas explicativas (acho que é esse o nome), mas o texto ficaria cheio de vírgulas. Particularmente não gosto de vírgulas. Até gostava, mas meu irmão me disse que vírgulas deixam o texto longo e cansativo e ninguém mais tem tempo para textos longos (embora eu ache isso um absurdo, já que as pessoas têm tempo para tantas coisas inúteis). Segundo ele (meu irmão Sidney) é melhor substituir vírgulas por pontos sempre que possível.  (fiquei muito frustrada porque fui aprender isso alguns anos depois que terminei o curso de Letras e justo com o meu irmão).
Acho que o uso de parênteses é uma característica dos textos femininos. Como mulher adora se meter em tudo, sempre abrimos um parêntese para fazer um comentário enriquecedor, um desabafo ou só uma fofoquinha básica mesmo.

2 comentários:

  1. Gostei do texto!
    Uma vez minha professora de português, Celina, do ensino médio, disse a um amigo meu que ele era o parênteses dentro de outro parênteses... E aquilo soou como uma definição para o estilo dele, e não era algo negativo.
    Hei! Dá pra fazer uma versão "parenteseada":
    Uma vez minha professora de português (Celina, do ensino médio) disse a um amigo meu que ele era o parênteses dentro de outro parênteses... E aquilo soou como uma definição para o estilo dele (e não era algo negativo).
    ;)
    Xss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcos. Gostei mais da sua versão "parenteseada" :)

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog