Para quem não se lembra das aulinhas de português lá da oitava serie, eufemismos são expressões que usamos quando queremos evitar que alguém chore, evitar uma briga, evitar sermos chamados de chatos, ou as três coisas ao mesmo tempo. Resumindo, eufemismos são essenciais para uma boa convivência em sociedade.
Lembrei dessa expressão hoje quando estava analisando o caso de um colega de trabalho que foi transferido de setor há algum tempo. “Eles precisam de você lá”, foi o que o chefe disse. Mas na verdade ele queria dizer “eu não aguento mais você aqui”.
Nosso dia-a-dia está repleto de eufemismos. Porém tem alguns que já são clássicos (além daquelas mil e quinhentas expressões inventadas para dizer que alguém morreu). Por exemplo: quando o médico olha pra você e diz “o estado de saúde da sua mãe é delicado”, você já sabe que ele esta dizendo “a velha ta malzona”. Há também aquela cena tradicional, quando você está na loja e a moça do caixa devolve o seu cartão de crédito dizendo “a transação não foi aceita”, ou seja, “você se fudeu, seu limite estourou”. Quem nunca ouviu de um professor “seu trabalho está bom, só precisa fazer algumas alterações”? Mas quando você olha, o trabalho está rabiscado inteirinho. Tradução: “seu trabalho está horrível, refaça essa merda!”.
Ps. I – Enviem comentários com exemplo de eufemismos, aposto que todo mundo tem um.
Ps. II - Alunos das oitavas séries, não levem tão a sério estas regras, a gramática explica de outro jeito.